Vitamina A
- Daniela Frederick

- 16 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de mar. de 2021
A vitamina da visão, auxilia no crescimento, desenvolvimento corporal e na imunidade

Os indícios da Vitamina A surgiram no Egito Antigo com um sintoma que ainda é recorrente entre as crianças com grandes deficiências dessa vitamina: a cegueira noturna.
Atualmente ela recebe nomes como retinol (forma ativa para o corpo) e carotenóide (beta carotenos, alfa e gama carotenos).
A deficiência de vitamina A é muito recorrente e, mundialmente, está em segundo lugar em relação a problemas nutricionais, mesmo nos países mais desenvolvidos.
Ela é importante para o desenvolvimento fetal, resposta imunológica e crescimento pois atua na modulação de alguns genes, entre eles os que ativam os fatores de crescimento da epiderme, que proporciona estrutura para as células se formarem.
Onde encontrar a Vitamina A:
- Retinol: em alimentos de origem animal. Ex: leite integral, queijo, yogurte integral.
- Carotenos: em alimentos de origem vegetal. Ex: hortaliças, folhas verde-escuras, frutas e legumes alaranjadas (agrião, almeirão, alfafa, mamão, manga, abóbora).
Uma dieta colorida e rica em alimentos de origem vegetal ajuda a alcançar as necessidades diárias, que variam de indivíduo para indivíduo. Para medir e alcançar suas necessidades diárias de Vitamina A procure um profissional da área de Nutrição.
A toxicidade é muito difícil pela alimentação, mas se existir suplementação sem acompanhamento de profissional de nutrição com um consumo crônico 10 vezes acima do recomendado, pode causar perda de apetite, náusea e sonolência, cefaleia, vômitos, queda de cabelo e maior fragilidade óssea.
Com base nesse pequeno artigo você consegue identificar quais alimentos consome no seu dia a dia que são ricos em vitamina A?




Comentários